Diabetes Tipo 1 → O que é? 💉 Tudo Sobre Diabetes Mellitus Tipo 1

Olá. Vou escrever hoje sobre a diabetes tipo 1. Vamos falar sobre sintomas, diagnósticos e tratamentos.

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune onde o pâncreas, responsável por produzir insulina, não consegue cumprir com sua função, causando descontrole dos níveis de açúcar e resultando na condição diabética.

Ao contrário da diabetes tipo 2, a tipo 1 não é uma doença que você adquire com o tempo devido a má alimentação e sedentarismo. É uma doença que tem seu diagnóstico realizado muito cedo, logo no nascimento ou nos primeiros anos de vida.

Nesse artigo eu vou falar sobre:

Causas da Diabetes Mellitus Tipo 1

diabetes tipo 1 causas principais

A condição de Diabetes Tipo 1 na maioria dos casos desenvolve-se por herança genética combinada com outros problemas de saúde. Pessoas com Diabetes Tipo 1 em sua maioria descobrem a doença logo na infância. A incapacidade do pâncreas de produzir insulina causa desequilíbrio do açúcar no sangue e resulta em crises de Hipo e Hiperglicemias – Açúcar baixo e alto no sangue, respectivamente. É caracterizada diabetes Tipo 1 a diabetes onde o sistema imunológico ataca as células vermelhas produzidas pelo pâncreas e impede o armazenamento de Glicose, tornando assim o corpo sem controle do açúcar ingerido.

Sintomas da Diabetes Mellitus Tipo 1

diabetes tipo 1 sintomas

Enquanto no Diabetes Tipo 2 os sintomas tendem a aparecer com o passar do tempo e ter uma evolução previsível, no diabetes Tipo 1 todos os sintomas podem aparecer de forma espontânea e sem avisos precedentes.

Vontade de urinar a toda hora, dores abdominais, emagrecimento rápido, tremores, muita sede, entre alguns outros, são os sintomas principais da Diabetes Tipo 1.

Quando o diagnóstico de Diabetes Tipo 1 da-se de forma tardia, as células do organismo que ficam sem energia devido ao não armazenamento de açúcar podem atacar a gordura afim de transforma-la em energia. Esse processo causa emagrecimento acelerado e é um dos estágios mais sérios da doença, chamado de Cetoacidose Diabética.

Os Sintomas da Diabetes Tipo 1 São:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Fadiga
  • Sede em excesso
  • Fome em excesso
  • Emagrecimento por Cetoacidose Diabética
  • Tremores
  • Estresse

Complicações da Diabetes Mellitus Tipo 1

diabetes tipo 1 complicacoes

As complicações podem aparecer quando não se tem um diagnóstico claro ou quando não aplicamos os cuidados necessários.

Dentre as complicações mais comuns estão Doenças renais, Problemas diversos nos pés e membros inferiores, feridas, calos, problemas nos olhos que podem levar a cegueira, glaucoma, catarata, rinopatia e também problemas de pele.

Como Diagnosticar a Diabetes Mellitus Tipo 1

diabetes tipo 1 diagnostico

A diabetes mellitus tipo 1 é notada logo na infância. Se você tem dúvidas se tem ou não diabetes mas teve uma infância sem complicações, deve fazer os testes padrões para o diagnósticos de pré-diabetes e diabetes tipo 2.

O Diagnóstico de Diabetes se da de forma fácil e rápida. Em qualquer posto de saúde o teste de glicemia consiste em uma picada no dedo e um único minuto de espera para sair o resultado.

Quando o resultado do exame da-se muito inferior ou muito superior as medidas indicadas, entre 70 e 120, o paciente é encaminhado para outro exame chamado teste oral de glicose.

Este segundo teste consiste na medição da taxa de açúcar de 30 em 30 minutos onde também é ingerido um xarope de glicose dentro do mesmo intervalo de tempo. Ao final de poucas medições o resultado é entregue de forma precisa e você obtém o diagnóstico.

Tratamentos para Diabetes Mellitus Tipo 1

diabetes tipo 1 tratamentos

O tratamento da Diabetes Mellitus Tipo 1 da-se com a realização de exercícios físicos e com o controle do açúcar ingerido em uma dieta balanceada, além de injeções diárias de insulina para evitar o aumento da glicose.

Afim de manter a glicemia sempre no nível correto, o diabético tipo 1 tem que realizar o “teste do dedo” diversas vezes ao dia e cuidar para que seus níveis de açúcar não fiquem fora do range permitido, entre 70 e 120. Níveis de glicemia pouco acima de 120 também podem ser considerados normais para diabéticos que possuem hiperglicemias mais severas.

Espero que este conteúdo tenha sido útil.

Beijos.


Mariana Blog DiabetesSobre Mariana Milani

Olá! Meu nome é Mariana e eu sou a escritora deste blog :). Aprendi desde muito cedo a conviver com a diabetes. Trabalho como Radiologista em algumas clinicas na cidade onde moro, são paulo. Gosto de compartilhar conhecimento e aprender coisas novas. Espero que meu conteúdo esteja sendo útil para você.