Tipos de Diabetes → Saiba Quais Os Tipos de Diabetes Existentes

Olá. Vamos destacar rapidamente aqui hoje quais os tipos de diabetes e suas características.

Os tipos de diabetes mellitus existentes são: Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2, Pré-Diabetes e Diabetes Gestacional. Sendo a última o tipo mais raro diagnosticado.

Tópicos do post:

Diabetes Tipo 1

tipos de diabetes 1

As células beta responsáveis pelo controle de insulina no corpo são, em 10% dos casos de diabetes, atacadas pelo sistema imunológico, resultando na incapacidade do corpo de controlar a glicose.

Quando da-se essa condição, caracterizamos a diabetes de Tipo 1. O tratamento desse tipo de diabetes pode ser feito apenas com insulina.

Além da ingestão de insulina, o diabético tipo 1 precisa estar sempre fazendo exercícios regulares e estar seguindo uma dieta rígida para que não seja necessário o aumento da ingestão de insulina no decorrer da vida.

Diabetes Tipo 2

tipos de diabetes 2

O diabete tipo 2 é o mais comum dos tipos de diabetes existente. Esta presente em mais de 90% do público diabético e desenvolve-se após o corpo alcançar certa idade e não conseguir mais produzir insulina suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue.

Esse tipo de diabetes pode ser causado por obesidade, tabagismo, sedentarismo entre outros fatores decisivos para o descontrole da glicemia. Pessoas com diabetes tipo 2 fazem o controle com injeções de insulina, atividades físicas e também há casos em que apenas uma alimentação balanceada consegue controlar a glicose alta, estabilizando o açúcar.

Pré-Diabetes

tipos de diabetes pré diabetesA pré-diabetes é o estado menos perigoso da doença. Da-se quando o corpo começa a ter dificuldade de controlar o índice de açúcar no sangue e assim, sofre com hiper ou hipoglicemias – Taxa de açúcar alta ou baixa respectivamente.

A pessoa com pré-diabetes tem a chance de controlar a doença e não deixa-la se agravar. Esse controle é realizado com exercícios físicos, dietas para controle da ingestão de carboidratos e também controle de vícios como álcool e tabaco. O estado pré-diabético pode ser completamente revertido.

Diabetes Gestacional

tipos de diabetes gestacional

Durante a gravidez o corpo da mulher sofre com diversas alterações hormonais. Essa grande quantidade de hormônios em alguns casos inibem a ação da insulina fabricada pelo corpo, obrigando o pâncreas a trabalhar cada vez mais para repor essa fabricação. Quando essa fabricação de insulina mostra-se insuficiente para o controle da glicemia, o corpo da mulher passa temporariamente por um estado diabético.

Essa condição de diabetes pode causar danos ao bebe. Podemos destacar crescimento anormal – macrossomia, problemas no parto, obesidade e diabetes Tipo 1 por toda a vida adulta.

Diabetes Emocional

tipos de diabetes emocional

Muito se discute sobre a existência desse tipo da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes esse tipo ou estado da doença não existe. As emoções podem ou não ser expressadas pelo corpo e podem também ser responsáveis pela alteração de hormônios, aumentando ou diminuindo o índice de glicemia.

Contudo, conclui-se que podemos chegar a desenvolver quadros diabéticos devido a uma carga grande de emoções, como por exemplo o estresse contínuo, mas nunca caracterizar um quadro da doença como diabetes emocional.

Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado.

Beijos.


Mariana Blog DiabetesSobre Mariana Milani

Olá! Meu nome é Mariana e eu sou a escritora deste blog :). Aprendi desde muito cedo a conviver com a diabetes. Trabalho como Radiologista em algumas clinicas na cidade onde moro, são paulo. Gosto de compartilhar conhecimento e aprender coisas novas. Espero que meu conteúdo esteja sendo útil para você.