Tratamentos para Diabetes TIPO 1 → Como Tratar a Diabetes TIPO 1

Atenção: A sociedade Brasileira de Diabetes recomenda o programa Diabetes Dominada para controle da Diabetes por ser 100% natural e contribuir para sua total reversão. Saiba mais clicando no coração abaixo.

Mapa de conteúdo:

A diabetes tipo 1 tem que ser tratada por toda uma vida utilizando dos três tópicos mencionados acima, de forma que, não será um ou outro que resolverá o problema de forma individual. Vamos conhecer um pouco sobre eles…

Tratamento da Diabetes Tipo 1 com Insulinoterapia

O diagnóstico de diabetes tipo 1 é sempre uma etapa difícil na vida de uma família. Digo uma família porque normalmente o diagnóstico deste tipo de diabetes da-se em crianças e os pais precisam não só se preparar para um tratamento infinito como também para o preparo psicológico da criança, que precisa entender que terá que fazer injeções de medicamentos diariamente afim de tratar um problema grave de saúde.

Porque é necessário a administração de insulina todos os dias?

O corpo humano utiliza o pâncreas para fabricação de insulina. Essa insulina é liberada toda vez que nós ingerimos algum tipo de alimento, afim de controlar o açúcar que vai parar em nosso sangue.

Em uma pessoa SEM diabetes, o pâncreas envia insulina várias vezes ao dia, após as refeições, após um suco, uma bala ou qualquer outro alimento que desejemos ingerir.

Já em uma pessoa diabética do tipo 1, o pâncreas não cumpre com essa função e temos que fazer as injeções da forma mais perfeita e regular possível para imitar o fornecimento automático do hormônio.

Outra coisa importante a se destacar é que – Os tipos de insulina são diferentes.

Usa-se cada tipo de insulina em momentos diferentes do dia e em emergências diferentes caso seja necessário. Existem as de ação rápida, ação intermediária e de longa duração. Você deve se perguntar qual tipo de insulina mais adequada para o uso, mas, não irei comentar sobre isso aqui no post porque só o médico acompanhante que pode indicar e receitar qual o melhor tipo para cada caso. É comum que o médico indicará um tipo para cada momento ou ocasião e ensinará a família as propriedades do medicamento. Cada caso de diabetes pode ser diferente do outro mesmo quando duas crianças possuem o mesmo tipo da doença.

Como são feitas as aplicações?

As aplicações de insulina são sempre realizadas por injeções que podem ser aplicadas nos braços, pernas, barriga e nádegas. Podem também ser aplicadas através de outros locais mas estes são os mais comuns por não doerem e terem uma camadinha de gordura para amortizar a agulha e absorver a medicação.

É indicado para sempre que possível alternar os locais de aplicação para que não seja criadas feridinhas ou nódulos que podem atrapalhar com o passar do tempo o tratamento ou a absorção do medicamento.

Após limpar o local devidamente com material higiênico como álcool e algodões deve-se apertar com os dedos a pele no local da aplicação, como se estivesse pegando algo com uma pinça, e aplicar a agulha até que a mesma chegue na camada de gordura ou músculo existente, para garantir que o medicamento vai ser absorvido corretamente. E então fazer a aplicação.

Quem fará as aplicações e a administração do tratamento?

Quando a criança for muito jovem a administração do medicamento deve ser feita pelos pais, porém, assim como ocorreu comigo, os pais precisam sempre estar explicando o passo a passo e conversando com a criança para que ela aprenda e entenda o processo. Quanto mais cedo a criança for capaz de fazer as aplicações de forma independente, melhor. Uma vez que, mesmo tendo uma super atenção aos cuidados, é impossível acompanhar os filhos durante 100% do dia.

Como conservar o medicamento?

As canetas de insulina devem ser mantidas sobre alguns cuidados.

  • Todas as canetas instaladas devem ser mantidas em uma temperatura média de 250C, porque a essa temperatura a insulina é conservada num período de 24 a 36 meses.
  • Nenhum equipamento deve ficar sobre a luz do sol.
  • Medicamento que não estiver sendo usado deve ser guardado em um lugar refrigerado.
  • Quando for usar a insulina deve-se aquece-la até que a mesma fique na temperatura do seu corpo.

Tratamento da Diabetes Tipo 1 com Exercícios

Além do tratamento com hormônio, quem tem diabetes tipo 1 tem também como obrigação que manter uma vida fitness ativa. E isso não é opcional. Quanto mais nós cuidamos do nosso corpo mais equilibrado ele fica, menos medicamentos precisa-se ingerir e mais qualidade de vida passa-se a ter.

A prática de exercícios ativa um receptor chamado GLUT4 responsável por levar o açúcar do sangue para as células dos nossos músculos, o que impede que ele fique solto em nosso corpo deteriorando nossos órgãos e causando hiperglicemias. Além do mais, a pratica de exercícios também colabora para a queda do colesterol, diminuição da gordura corporal e ajuda a baixar a pressão arterial, coisas que são responsáveis por problemas no coração e nos vasos sanguíneos, comuns em diabéticos.

Durante a consulta com o médico converse sobre as suas atividades físicas ou as da criança e instrua ela a escolher o esporte do qual mais goste para iniciar seu desenvolvimento.

A Dieta Como Tratamento da Diabetes Tipo 1

Por último, meio óbvio e ainda mais importante do que todos os itens acima, deixei para falar de alimentação e dieta.

Tanto para diabéticos tipo 1 como para qualquer outro tipo, de nada adianta todas as medicações que temos de tomar se a alimentação não for rigorosamente controlada e balanceada.

As alimentações e dietas devem ser adaptadas para o nível de diabetes de cada um. Alguns vão poder comer mais carboidratos e açúcares e outros poderão comer menos, tudo dependerá do diagnóstico dado pelo médico.

Atenção: A sociedade Brasileira de Diabetes recomenda o programa Diabetes Dominada para controle da Diabetes por ser 100% natural e contribuir para sua total reversão. Saiba mais clicando no coração abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s